Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES QUE O PROJETO TEM ME ENSINADO (e um desabafo!)

Uma das lições + duras que tenho aprendido com os voluntários (entre incontáveis lições e aprendizados) é uma dolorida e simples verdade: Muita gente não se importa. Simples e direto assim.

Por mais que elas digam. Pq na hora do "vamos ver", o negócio muda. Mas pra mim, não adianta você se comover mas não se mover...Tá, eu sei: parece grosseria minha.. mas não tenho uma maneira menos dura de falar aqui sobre isso:

"Ah eu até gostaria.. mas é que eu sou tão ocupado."/ "Eu gostaria de ajudar, mas eu não tenho grana". 

Talvez essa seja uma das coisas que mais tenho escutado, e os trabalhadores também ao longo dos anos.

Me entenda: eu  não quero julgar nada disso, pq não me cabe esse direito! Mas sim convidar a refletir. 
Eu sei que somos um universo de histórias e sentimento e cada um que sabe suas dificuldades. Eu também tenho inúmeras falhas e dificuldades, e também poderia fazer mais! (não sou e nem quero pagar de santa!)

Mas hoje tenho tentado mudar, porque posso dizer que é MUITO duro ouvir "não tenho tempo" quando estou vendo mães, pais, trabalhadores, estudantes e pessoas que se viram em 100 mas conseguem 5 minutinhos pra ajudar o próximo. É difícil ouvir "eu até gostaria mas é que não tenho grana", quando a gente vê gente que passa necessidade, mas mesmo assim divide o pouco que tem. Dói escutar: "eu não vou compartilhar isso no meu Instagram pq não tem nada a ver comigo", mas muitas vezes essa pessoa tá na rede social postando da vida de um artista ou da política, e  muitas vezes até julgando o que essas pessoas poderiam fazer pra ajudar o mundo!! Irônico, não?

Quando criei o projeto Empatia foi justamente com a intenção de mostrar essa diversidade de pessoas que se doam: nesse universo não tem só gente desocupada ,cheia de grana ou santos descidos do céu! Eu aprendi que todos somos humanos, cheios de falhas...mas que podem se moldar e tentar melhorar, e que todo dia é dia de começar a mudar o seu mundo e o mundo dos outros.

Como? Te mostro:
-Tem gente que não pode doar dinheiro ou objetos e doa seu tempo, suas palavras, seu amor.
-Tem gente que não tem tempo de ir porque sua rotina não permite, mas consegue fazer uma transferência de qualquer valor.
- Tem gente que não tem tempo e grana, mas ajuda divulgando como pode.( redes sociais, boca a boca e etc.)
- Tem gente que divide a comida, o sangue(literalmente), a medula, o cabelo, as roupas.. enfim, tem muito que pode ser feito. Basta realmente querer. Esta é a grande lição que o projeto está me mostrando. Inclusive pra mim!

 Como eu disse, o projeto surgiu pra mostrar que voluntário não é santo e nem herói. É uma pessoa normal, mas que aprendeu que sentir empatia é algo normal como sentir fome, dor, amor e etc. Ou pelo menos deveria ser. 

De fato, magoa sim ver como algumas pessoas não veem, não querem ver, ou fingem não ver. Conversei sobre isso com alguns voluntários que venho conhecendo e então aprendi mais uma lição:

"Ana, se a gente for se machucar com cada não que a gente escuta, a gente paralisa. Temos que focar no bem e seguir em frente."

 Entendi então que cada um tem seu jeito de ver a vida, e seu tempo de "acordar", refletir e de querer mudar ...(e se achar que deve, claro). 

Sigamos! Cada pequena gota de água é que faz um oceano!  :)

Postagens mais visitadas deste blog

CARIDADE OU FRATERNIDADE? (reflexões)

 Como pude refletir sobre tanta coisa desde que comecei a fotografar o Projeto Empatia. Eu sou repetitiva quando digo que os voluntários e os assistidos tem muito me ensinado...mas é a verdade! Pra uma pessoa que AMA conversar como eu e refletir sobre tudo na vida, tem sido uma dádiva tudo isso!😁💗 Hoje conversando com uma voluntária que entrega alimentos nas ruas de Natal (e que prefere não se identificar, e eu respeito muito isso) trocamos algumas reflexões sobre várias questões. Algumas delas inclusive, já dividi aqui com vocês( e agora tudo isso tá reunido  aqui no blog do projeto também!).Mas como nessa vida, todo dia é dia de aprender algo novo, ela me trouxe uma questão que eu ainda não tinha refletido, e achei legal compartilhar! *Importante frisar que cada reflexão que trago em forma de "textão", eu não trago como a verdade absoluta ( e isso existe? rs)  ,mas trago como convite   para que cada um de nós possa pensar  nas várias perspectivas de todas essas questões,

"O PORTA VOZ DE DEUS"

  Queria dividir algo  pessoal com vocês: Em cada grupo e ação que tenho conhecido, venho aprendendo muito. Vou pra fotografar ,mas volto pra casa com muito mais que fotos. Além de vários exemplos e lições que aprendo com os voluntários, os assistidos também me ensinam muito. E nem imaginam quanto! E na última ação que estive, não foi diferente. Deus e o universo  usam o tempo todo pessoas e situações pra falar conosco.  E dessa vez o porta-voz de Deus estava em uma casa de apoio para dependentes químicos que visitei. Ele mora na casa de apoio .Uma pessoa simples e cheia de sonhos! E também um artista: com um dom natural pra desenho, faz  maravilhas como um passatempo! E conversando, nos contou um pouco de sua vida. Abandonado quando criança, cresceu numa vida que poderia ter o levado pra outros caminhos.(como o crime ou vícios)  Mas ainda menino escolheu trabalhar, mesmo ciente que esse fosse o caminho mais longo e difícil.  "Aos 12 anos, peguei uma caixa e fui vender picolé na r