Pular para o conteúdo principal

CARIDADE OU FRATERNIDADE? (reflexões)

 Como pude refletir sobre tanta coisa desde que comecei a fotografar o Projeto Empatia. Eu sou repetitiva quando digo que os voluntários e os assistidos tem muito me ensinado...mas é a verdade! Pra uma pessoa que AMA conversar como eu e refletir sobre tudo na vida, tem sido uma dádiva tudo isso!😁💗

Hoje conversando com uma voluntária que entrega alimentos nas ruas de Natal (e que prefere não se identificar, e eu respeito muito isso) trocamos algumas reflexões sobre várias questões. Algumas delas inclusive, já dividi aqui com vocês( e agora tudo isso tá reunido  aqui no blog do projeto também!).Mas como nessa vida, todo dia é dia de aprender algo novo, ela me trouxe uma questão que eu ainda não tinha refletido, e achei legal compartilhar!

*Importante frisar que cada reflexão que trago em forma de "textão", eu não trago como a verdade absoluta ( e isso existe? rs) ,mas trago como convite   para que cada um de nós possa pensar  nas várias perspectivas de todas essas questões, inclusive eu!!

Falávamos então muito sobre o papel do voluntário e de como algumas pessoas ainda veem quem se dedica aos trabalhos sociais como pessoas diferentes. (Falo na velha questão de associar o voluntariado ao heroísmo).Isso é uma das coisas que justamente tento desmistificar com o projeto. Além de ajudar os grupos/ ações divulgando suas ações, eu quero justamente mostrar que TODOS nós somos iguais e todos nós podemos ser empáticos, cada um ao seu modo e dentro de sua realidade.

Devemos parar de olhar a ajuda ao próximo como algo sobrenatural, e encarar como algo que DEVE ser normal.(E um dia será! Confio nisso!)

Não existe melhor e pior. E isso também se  aplica aos que estão sendo ajudados. Somos todos humanos, cada um carregando seus problemas e suas alegrias, dentro de limitações que variam conforme  a jornada de cada um. e todos buscando melhorar a cada dia. Ser voluntário não te faz melhor do que a pessoa que está recebendo ajuda.


E também falamos sobre quanto essa questão também precisa ser clara na cabeça de quem colabora com uma ação. Estar ali não te faz melhor que ninguém.


E ai, ela me disse algo que me impactou e que eu realmente quero dividir com vocês: 

Ela disse que em seus trabalhos não se sente à vontade de usar a palavra CARIDADE. E me explicou que quando  se fala em caridade, automaticamente as pessoas tendem a pensar em algo que vem de "cima pra baixo". (Alguém em melhor condição ajudando alguém que está em uma posição inferior.) De fato, a palavra caridade vem de carestia/carência. E ela disse:

 "Eu prefiro usar FRATERNIDADE. Ela nos nivela por iguais. Só porque eu estou ali doando meu tempo e entregando alimentos, isso não me faz melhor do que nenhum dos que estão ali recebendo ajuda. E isso também não me dá o direito de exigir deles gratidão comigo."


Eu precisava dividir isso com vocês, pois essa conversa me impactou muito. De fato, somos todos irmãos. Somos fraternos. Devemos partilhar algo com nosso amor no coração, DE IGUAL PRA IGUAL.

Que possamos cada dia mais exercitar nossa FRATERNIDADE!❤


Postagens mais visitadas deste blog

"O PORTA VOZ DE DEUS"

  Queria dividir algo  pessoal com vocês: Em cada grupo e ação que tenho conhecido, venho aprendendo muito. Vou pra fotografar ,mas volto pra casa com muito mais que fotos. Além de vários exemplos e lições que aprendo com os voluntários, os assistidos também me ensinam muito. E nem imaginam quanto! E na última ação que estive, não foi diferente. Deus e o universo  usam o tempo todo pessoas e situações pra falar conosco.  E dessa vez o porta-voz de Deus estava em uma casa de apoio para dependentes químicos que visitei. Ele mora na casa de apoio .Uma pessoa simples e cheia de sonhos! E também um artista: com um dom natural pra desenho, faz  maravilhas como um passatempo! E conversando, nos contou um pouco de sua vida. Abandonado quando criança, cresceu numa vida que poderia ter o levado pra outros caminhos.(como o crime ou vícios)  Mas ainda menino escolheu trabalhar, mesmo ciente que esse fosse o caminho mais longo e difícil.  "Aos 12 anos, peguei uma caixa e fui vender picolé na r

LIÇÕES QUE O PROJETO TEM ME ENSINADO (e um desabafo!)

Uma das lições + duras que tenho aprendido com os voluntários (entre incontáveis lições e aprendizados) é uma dolorida e simples verdade: Muita gente não se importa. Simples e direto assim. Por mais que elas digam. Pq na hora do "vamos ver", o negócio muda. Mas pra mim, não adianta você se comover mas não se mover...Tá, eu sei: parece grosseria minha.. mas não tenho uma maneira menos dura de falar aqui sobre isso: "Ah eu até gostaria.. mas é que eu sou tão ocupado." /  "Eu gostaria de ajudar, mas eu não tenho grana".  Talvez essa seja uma das coisas que mais tenho escutado, e os trabalhadores também ao longo dos anos. Me entenda: eu  não quero julgar nada disso, pq não me cabe esse direito!  Mas sim convidar a refletir.  Eu sei que somos um universo de histórias e sentimento e cada um que sabe suas dificuldades. Eu também tenho inúmeras falhas e dificuldades, e também poderia fazer mais! (não sou e nem quero pagar de santa!) Mas hoje tenho tentado mudar, p